sexta-feira, 4 de abril de 2014

Novo livro: O Rio Grande tem saída?

Em breve estarei publicando um novo livro: “O Rio Grande tem saída? Uma análise das potencialidades e dos entraves para o desenvolvimento”. É meu quarto livro publicado pela Editora AGE e conta com a participação dos economistas Patrícia Palermo e Lucas Schifino (capítulo 1) e com a colaboração da Profa. Mariza Abreu (no capítulo 7).

É um livro para entender por que o Rio Grande do Sul -- um estado que possui o quarto PIB nacional e uma economia que supera em 35% as economias do Uruguai, Paraguai e Bolívia, somadas -- passa por uma crise sem fim em suas finanças públicas.

De um lado, perdemos receitas, tanto pela redução da participação na carga tributária nacional, como pelas desonerações do nosso principal tributo, o ICMS, pelo governo federal, ou pela redução pura e simples das transferências federais, como tem ocorrido nos últimos anos. De outro lado, o lado da despesa, gastamos demais, acumulando déficits em cima de déficits, formando uma dívida que se multiplicou por 27 em 28 anos. Nos descuidamos com a previdência, que é regida por regras altamente concessivas, ao ponto de 87% dos servidores serem beneficiados por aposentadorias especiais. Tomamos a exceção por regra. Às pensões por morte, foi dado tratamento concessivo idêntico. Atualmente, para cumprir as vinculações determinadas pela legislação, diante da rigidez das demais despesas, estamos destinados a gastar 112% da receita corrente.

Temos saída? Como podemos resolver esses impasses?
Espero ajudar a responder esta pergunta com esse novo trabalho, que será divulgado nos próximos dias neste blog e nas redes sociais.

4 comentários:

puggina disse...

Grande Darcy Francisco! Cumpres um papel importantíssimo neste período de nossa história administrativa. O Rio Grande do Sul vai ficar te devendo essa! Forte abraço. Percival Puggina

martim barboza disse...

A política, ou melhor, a boa política, para não confundir com o que hoje temos pelo País a fora, precisa muito de pessoas com tua competência e dedicação. Parabéns e obrigado. Ajudas a sermos cidadãos mais conscientes. Grande abraço.

Beatriz Fagundes disse...

Professor Darcy! Com sua competência e conhecimento das finanças do RS, este livro será leitura obrigatória para muitos dos que buscam ocupar o Piratini (Tarso acredito não lerá). Sucesso sempre e parabéns por mais esta publicação.

Benedito Tadeu César disse...

Parabéns, desde já, Darcy. Conhecendo tua capacidade e seriedade, tenho certeza que teu livro trará boas contribuições ao debate e à solução dos problemas do RS. Grande abraço.